sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Yôga e criança combinação perfeita


Começar o yôga desde cedo proporciona um desenvolvimento integral harmonioso trazendo inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar das crianças. Experienciadas numa atmosfera nutritiva e não competitiva, as aulas de yôga para crianças encorajam-nas, de uma forma lúdica e divertida, a relaxar e promovem não apenas o desenvolvimento da força, da coordenação, da flexibilidade e do equilíbrio, mas também a consciência de si e do seu corpo, a concentração e a autoconfiança. 

Os exercícios respiratórios (pranayama), introduzidos igualmente de forma lúdica e divertida, ensinam as crianças a reconhecer a ligação entre a respiração e os estados emocionais, proporcionando-lhes uma forma eficaz e segura de diminuírem os seus níveis de ansiedade e tensão.

O relaxamento, a visualização, os asanas e a meditação, igualmente importantes na prática, além de estimularem a imaginação e a criatividade, contribuem para criação dentro de si de um importante espaço de repouso, para a obtenção de um estado de tranquilidade interior, facilitando o desenvolvimento de competências que a poderão acompanhar ao longo de toda a sua vida adulta.
 De que forma é possível levar o yôga ao peculiar universo infantil com toda a sua riqueza? Usando a magia das histórias, a aventura dos jogos, a espontaneidade da dramatização, os contributos da música, da dança criativa, entre outros.
É, então, num contexto de pura diversão que as crianças adquirem os benefícios da prática do Yôga!

Alguns benefícios da prática de Yôga:

1>Desenvolve um corpo forte, resistente e flexível;
2>Aumenta o equilíbrio, a consciência do corpo, a coordenação, e favorece uma postura corporal saudável;
3>Fortalece os ossos, o sistema imunitário, o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema digestivo e respiratório, os sistemas musculares e hormonais;
4>Aumenta a atenção e a concentração;
5>Exercita a memória, a criatividade e o pensamento;
6>Reduz a tensão, o stress e a ansiedade;
7>Estimula a autodisciplina, o autocontrole e a autoconfiança;
8>Encoraja a cooperação e o trabalho em equipa;
9>Promove a melhoria do desempenho escolar e a redução dos problemas relacionados com disciplina;
10>Encoraja valores como a compaixão, o respeito , a integridade;
11>Promove um sentimento geral de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário