quinta-feira, 1 de março de 2018

Atenção plena

A cultura ocidental valoriza a riqueza material dos indivíduos e os sinais exteriores de "sucesso", deixando de lado a riqueza interior. Criou-se um ambiente competitivo, agitado, em que é cada vez mais mais difícil encontrar oportunidades de se concentrar em pensamentos, sentimentos e atitudes pessoais ou na relação com o mundo. A tradição oriental oferece uma alternativa radical ao materialismo moderno e tem muito a ensinar sobre a natureza do "ser" . Quando adaptadas ao estilo de vida moderna , as filosofias orientais podem ajudar na redescoberta de valores que infelizmente estão em falta no ocidente.
A convivência total dos próprios movimentos, sensações, ações, emoções e pensamentos é chamada no zen-budismo de 'atenção plena". É o processo de situar a mente com firmeza no momento presente, mantendo-a simultaneamente absorvida na tarefa que está executando. A meditação, o momento em que a mente se torna completamente alerta, e em si uma atividade de"atenção plena".
Quando se é adulto, uma das habilidades que em geral se perdem é a de dedicar toda a atenção às experiências que estão sendo vividas. Com a mente tomada por mil pensamentos, os sentidos parecem perceber só metade do que está a volta: as paisagens, sons e aromas que surgem de todas as
 direções .

Outra tendência é deixar de sentir a respiração e o próprio corpo, além da falta de atenção com os pensamentos e emoções. Para nós mantermos totalmente comprometidos com os aspectos físicos, mentais, emocionais devemos desenvolver uma mente atenta. O conceito de " atenção plena" ganha mais relevância quando aprendemos talvez contrariando a visão tradicional da meditação a não dominar os conteúdos da mente, , mas a observá-los, jogando a luz da percepção sobre eles e seu significado. Um bloqueio comum entre as pessoas que se iniciam na meditação é a impossíbilidade de esvaziar a mente. Fazer meditação dessa forma é negar a realidade só quando exploramos a mente por completo e damos total atenção ao seu conteúdo é que conseguimos viver as experiências e a riqueza da vida na totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário