terça-feira, 1 de outubro de 2013

o yôga pode ser perigoso a saúde?


Acabo de ler uma matéria sobre yoga que saiu no jornal a Folha de São Paulo há umas duas semanas. Lá o repórter fala sobre um livro ( Moderna Ciencia do Yoga, os Riscos e as Recompensas, já traduzido no Brasil) escrito por um jornalista americano ( Wiliam Broad ) praticante de yoga.


A reportagem fala sobre alguns casos em que as praticantes tiveram AVCs, lesões serias de coluna, costelas etc. Inclusive, o próprio autor se machucou praticando yoga. É curioso o comentário sobre a postura da pinça: “horas a fio na postura da pinça (pascimottanásana) podem deixar as pernas fracas ou dormentes”. Como assim, horas a fio?? Horas a fio, ou mesmo 20 min em qualquer postura de yoga (exceção: posturas passivas) é tempo demais!


Em primeiro lugar pergunto: que tipo de yoga eles praticaram? Que professores de yoga tiveram? Sim, por que existem vários estilos pelo mundo, alguns aliás bem agressivos, que primam pela permanência exagerada na postura, propõem ásanas dignos de artistas de circo e esquecem de um principio clássico e importantissímo do yoga: ahimsa, a não violência.


Nos Estados Unidos existem muitas modalidades de yoga, algumas inventadas por americanos, visando apenas benefícios estéticos, esquecendo que cada um de nós tem um corpo diferente e necessidades diferentes. Bem, sabemos que o yoga surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, como uma técnica que visa a união do homem com o universo/Deus que o criou. Dentro dessa técnica usamos principalmente ásanas (posturas) e pranayamas (respiratórios) entre outras ferramentas.


Com a prática, os próprios indianos descobriram que haviam diversos benefícios nessa jornada rumo a união com o universo/Deus: relaxamento, flexibilidade, vitalidade, calma (sem apatia), força interior, respiração profunda, contrôle das emoções, enfim, tudo o que traz o bem estar que tanto procuramos e precisamos hoje em dia.


Uma aula de yoga bem conduzida deve respeitar o corpo de cada aluno. Por outro lado o aluno também deve fazer a sua parte, respeitando o seu limite e avisar o professor de qualquer problema de saúde que tenha.


Na minha opinião existem mil desculpas ou razões reais para não praticarmos yoga. Eu mesma já tive que usar algumas quando era praticante (no estúdio de yoga Surya, de Helena Alonso que foi professora da minha mãe também). Pode ser falta de tempo, de dinheiro, de vontade, de disciplina ou até de coragem. Mas dizer que o yoga pode fazer mal á saúde é um pouco demais.


Dedico esse Post, a minha querida professora de yoga, Helena Alonso, que muito me incentivou e viveu muito bem durante todos os anos que praticou e ensinou yoga. Ela fez a passagem no mês de junho desse ano aos 85 anos.


Valéria Serafím


FONTE: http://www.aulasdeyoga.net.br/perguntas-frequentes/o-yoga-pode-ser-perigoso-para-a-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário