quarta-feira, 25 de maio de 2016

Respiração fole = Bhastrika

Significado; Em sânscrito bhastrika significa "fole". Seu nome provém da semelhança que este apresenta com incessante e rápida expulsão de ar.

Execução: Após uma inspiração completa, contrai-se, súbita e vigorosamente, os músculos abdominais, relaxando-os a seguir, e voltando a contraí-los onze vezes seguidos. O peito tem que manter-se firme e elevado, ainda que sem exagero. O ar deve poder sair sem obstrução alguma a cada golpe de contração abdominal. Mecanicamente, e sem que a vontade participe disso, ao soltar cada contração o ar entrará em quantidade suficiente nos pulmões para permitir a seguinte expulsão.

Observação:  Em primeiro lugar, não se deve  tentar fazer bhastrika até que não se controle facilmente a execução do kapalabhati(limpeza completa das narinas). Depois, á medida  que se pratique bhastrika, diminua-se  paralelamente a execução do kapalabhati como exercício independente, até que, ao atingir o máximo da respiração "fole", se suprime inteiramente a limpeza completa das narinas.

Efeitos: Aumenta a circulação  sanguínea e tonifica todo o sistema nervoso. Renova e purifica todo o corpo. Facilita a digestão e aumenta o apetite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário