quinta-feira, 19 de junho de 2014

Respiração adequada



A maioria das pessoas usam apenas uma fração da capacidade do pulmão para a respiração. Elas respiram superficialmente, quase ampliando a caixa torácica. Seus ombros são curvados, apresentam uma tensão na parte superior das costas e pescoço e sofrem com a falta de oxigênio. Elas devem aprender a respiração yogi* completa.

TRÊS TIPOS DE RESPIRAÇÃO

  • Respiração clavicular: é o tipo mais superficial e o mais restritivo. Os ombros e clavícula são levantados enquanto o abdômen é contraído durante a inspiração. Esforço máximo é feito, mas uma quantidade mínima de ar é obtido. 
  • Respiração torácica (ou intercostal): é feita com os músculos das costelas e a expansão da caixa torácica.
  • Respiração abdominal profunda é a menos restritiva, pois traz ar para a parte mais baixa e maior dos pulmões. A respiração é lenta e profunda.

Na verdade, nenhum destes tipos de respiração corresponde a um ciclo respiratório completo. A respiração yogi completa combina as três, começando com uma respiração profunda e continuando a inspiração através das áreas intercostal e clavicular.

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL

Para obter a sensação de respiração diafragmática adequada, use roupas folgadas. Coloque a mão na parte superior do abdômen, onde o diafragma está localizado. Inspire e expire lentamente. O abdômen deve se expandir quando você inspira e se retrair quando você soltar o ar.

RESPIRAÇÃO COMPLETA

Quando você se sentir proficiente na prática da respiração abdominal, você estará pronto para aprender a respiração yogi completa. Inspire lentamente até expandir o abdômen, a caixa torácica e, finalmente, a porção superior dos pulmões. Em seguida, expire de forma contrária, afundando a barriga ao terminar de expirar. Esta é a respiração yogi completa.

PRANAYAMA

O mais importante para uma boa respiração é ter consciência do prana, ou energia sutil da respiração vital. O controle do prana leva ao controle da mente. Os exercícios de respiração são chamados Pranayamas, o que significa controlar o prana.

* Referência unissex ao praticante ou às práticas de Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário