quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Yoga emagrece?

Essa é uma pergunta frequente e a resposta é : Se o indivíduo teve aumento de peso causado por ansiedade ou algum desequilíbrio glandular o yoga pode ajudar . Através dos pranayamas (exercícios  respiratórios) haverá um aumento de prana (energia vital) e isso trará uma sensação de bem-estar além de reduzir a ansiedade levando ao auto controle necessário para evitar hábitos que agravam a obsidade.


Os asanas (posturas) também ajudam pois equilibram as glândulas endócrinas. Segundo estudos realizados no instituto de yoga de lonavela, com sede na índia, determinados ásanas atuam em sistemas importantes do corpo, como a neuroendrócrino e o neurovegetativo, promovendo equilíbrio global. O primeiro regula a hipófise-glândula que rege o hormônios. O segundo age sobre o sistema nervoso. Esse trabalho conjunto acelera a digestão e reduz a obsorção de carboidratos facilitando a perda de peso. Alguns asanas também atuam na tiroide, glândula de vital importância para todo o corpo. Quando essa glândula fabrica pouca tiroxina causa o hipotirodismo que, entre outros problemas, pode trazer aumento de peso.

E importante lembra é um desequilíbrio que se manifesta fisicamente, mas tem raízes na mente e nas emoções. Embora o yoga não possa ser considerado um exercício aeróbico, essa pratica traz vantagens únicas e profundas que vão muito além do fisico. Logo, o yoga pode ser um grande aliado na luta do peso juntamente com uma dieta adequada e outros exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário